Distanciamento social e morando longe do Brasil, como ficam nossas emoções?

Somos seres sociais e necessitamos de constante contato com nossos semelhantes. Só que agora é importante ficarmos distanciados, justo em um momento de instabilidade social e econômica, por causa da pandemia do coronavírus. Esse momento traz medos, tristezas, ansiedade, incertezas, alguns sentimentos novos e outros antigos, muitos deles temos deixado para lá. É que sem a rotina para nos distrair, eles ficam mais evidentes. A maioria de nós está acostumada a viver mais fora de casa do que dentro, com o distanciamento aparecem ou reaparecem os conflitos internos e de convivência. Algumas pessoas deixam suas dificuldades no casamento para depois, não aguentam ficar tanto tempo com seus filhos, não gostam do trabalho, têm dificuldades para lidar com suas emoções e com as dos outros. Que tal aproveitarmos esse tempo de distanciamento para buscarmos soluções para nossos conflitos interiores e de relacionamento?

Momento para não só higienizarmos as mãos, como também a mente, as emoções e os relacionamentos. Pensem sobre seus pensamentos, seus relacionamentos e comportamentos, reflitam! Sugerimos 10 minutos por dia, pois pensar demais também pode fazer mal. Procuremos um local silencioso e sem distrações sonoras e visuais (celular) para essa reflexão. Nos outros momentos vamos viver, aprender algo novo, fazer uma reunião familiar, conversar sobre nossas dificuldades, estabelecer “regras” para nosso lar, brincar, cantar, ler, respirar, assistir filmes, dividir tarefas, relaxar, evitar pensamentos negativos, informações em excesso e quando sentirmos saudade de alguém, podemos fazer videochamada.

 Uma crise, emocional e social, bem administrada, nos leva a uma evolução. Se trabalharmos mais profundamente nossas emoções, nossos comportamentos, pensarmos no individual e no coletivo encontraremos possibilidades para melhorar nossa vida quando tudo isso passar, pois vai passar, nada é eterno.

Longe de Casa PSI - Terapia Online
Por Graziella Ferrari e Lu Barreiros - Longe de Casa PSI

E se precisar de apoio ou orientação, conte conosco: Terapia Online