A dor e a delícia de morar fora do Brasil

Morar fora do Brasil, estudar, trabalhar, conhecer novas pessoas e viver novas possibilidades são experiências fantásticas e estimulantes. A princípio dá uma sensação de estranhamento, mas logo a adaptação chega com novos amigos, passeios, desafios e rotinas.


Mas e quando bate a saudade? Ela pode vir com lembranças e fatos reais ou como uma “simples” sensação de vazio que dói bem no meio do peito. Essa sensação é um convite para a reflexão dos motivos que impulsionaram sua mudança, dos ganhos e perdas e principalmente, propósitos.


A família e os amigos continuam se encontrando para comemorar aniversários e datas festivas, mandam fotos, fazem vídeos e às vezes querem que você participe de uma chamada de vídeo para, de alguma forma, fazer você estar presente. Interessante que nesses casos podem acontecer um paradoxo- de tanto querer estar ali, dá vontade de não atender a chamada, porque isso pode sensibilizar um pouco mais. Enfim, a vida não para!


Para alguns, os momentos comemorativos são até que tranquilos e o difícil fica quando alguém querido adoece ou simplesmente (mas não menos intenso) se tem o medo de que isso aconteça. Pensar em não poder estar perto, segurar nas mãos e oferecer um apoio presente costuma gerar certa angústia. Complicado também a possibilidade de adoecer em outro país, longe de pessoas próximas que servem de apoio, serviços de saúde que são diferentes e muitas vezes mais burocráticos.


Algumas saídas podem ajudar a manejar esses fantasmas que “vira e mexe” assombram. Cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com a saudade e o processo de saúde/doença, então fazer uma boa autoanálise antes da mudança, avaliando seus medos e limites, contribui para a qualidade de sua vida no exterior. Lançar mão dos recursos tecnológicos como a webcam para encontrar pessoas queridas também auxiliam na saudade. Além disso, organizar bem as férias para as visitas ao Brasil, bom humor e uma rede de apoio no país atual. Às vezes, é preciso ajuda profissional psicológica para ampliar a resiliência em relação às dificuldades, lidar com as tristezas, ansiedades e tomadas de decisões. A terapia on-line é um desses recursos de apoio. Caso você já esteja em outro país e se identifique com esse artigo, conte conosco: longedecasapsi.com

Longe de Casa PSI - Terapia Online
Por Graziella Ferrari e Lu Barreiros - Longe de Casa PSI

E se precisar de apoio ou orientação, conte conosco: Terapia Online