Expectativa e realidade em morar no exterior

O que foi combinado antes de mudar para o novo país não está mais dando certo… E agora?


São diversos os motivos que levam uma pessoa a mudar para o exterior- realização de um sonho, estudo, trabalho, experiência, aprender uma nova língua, acompanhar a família, decepção com o Brasil, oportunidade de “mudar de vida”.

E cada caso será único, porque depende de tantas variáveis (externas e internas). Algumas podem ser controladas, mas o acaso sempre estará presente.

Criar cenários enquanto se faz o planejamento da partida é um bom começo para ajudar a minimizar decepções. Então, por exemplo, se vai estudar fora para aprender a língua e imagina que a turma da classe será ótima e as pessoas com quem morará serão acolhedoras, é uma perspectiva estimulante e pode contribuir com a tomada de decisão.


Mas pode ser que essas idealizações não aconteçam e é aí que se pensa em planos alternativos. “Se minha turma não for bacana, consigo fazer as coisas sozinho por um tempo enquanto construo outros laços sociais? E se as pessoas da casa onde vou ficar forem muito diferentes de mim, consigo lidar ou tenho uma segunda opção?” Conversar com pessoas que já viveram a experiência pode contribuir na construção de detalhes e amigos ou familiares podem ajudar na reflexão das suas características individuais sociais e emocionais.


Acontece que mesmo com tudo isso pensado, avaliado, quantificado e qualificado, as coisas podem sair fora do esperado. E são infinitas as razões, sendo algumas graves, como demissão do emprego que se preparou tanto para assumir, adoecimento de algum familiar querido no Brasil, pandemia, a escola utilizar métodos mais punitivos de educação aos seus filhos, mudança na economia, ser vítima de xenofobia.


E é nessa hora que você precisará lançar mão de habilidades mais elaboradas, exercitar a resiliência (ampliar a capacidade de suportar problemas) e trabalhar a variabilidade comportamental e emocional, abrir-se para novas possibilidades e até mesmo encarar um retorno ao Brasil como parte do processo e não como fracasso.


Enfrentar todo esse processo possivelmente será doloroso, mas se conseguir encontrar aprendizado na adversidade, sairá dessa com mais sabedoria e capacidades. Contar com ajuda profissional pode ser uma importante ferramenta para auxiliar nesse processo tão complexo.


Conte conosco em sua caminhada. Faça terapia online com profissionais que têm experiência no atendimento de brasileiros que moram no exterior.

Nosso What’s App: (19) 99643-5180

Longe de Casa PSI - Terapia Online
Por Graziella Ferrari e Lu Barreiros - Longe de Casa PSI

E se precisar de apoio ou orientação, conte conosco: Terapia Online