Morar no exterior: cultura e “otras cositas mas” – Como a terapia para brasileiros pode ajudar?

Mesmo quando uma pessoa ou família mudam para um país com cultura semelhante a brasileira, existe uma forte chance de haver choque cultural. Os motivos nem sempre são os mesmos e por isso é indicado conhecer sobre onde irá morar e também sobre você!


Em alguns lugares, as pessoas quase não expressam uma “alegria contagiante”, são mais sérios e fechados. Em outros, a cultura educacional é mais intransigente ou a sociedade segue um modelo declaradamente mais machista. Cada situação exige uma percepção e um modo de estar ali.

Lembre-se, assim como no Brasil, em qualquer outro país também existirá diferenças regionais. Por isso, quando for pesquisar sobre o país que irá residir, verifique como são as características daquela região específica. Um exemplo seria a cultura estadunidense e comparar Nova Iorque com uma cidadezinha do interior do Texas- as diferenças são grandes.

Muitas vezes a mudança acontece por “força maior” como transferência de trabalho ou acompanhar o cônjuge ou pais. Ainda assim, saber como “a coisa funciona” previne sofrimentos e melhora a capacidade de adaptação.

A terapia para brasileiros que moram no exterior pode ajudar no conhecimento das principais habilidades e dificuldades, medos e expectativas, bem como permitir criar estratégias para lidar com as adversidades.

Conte conosco para seu acolhimento: www.longedecasapsi.com e o nosso What’s App: (19) 99643-5180

Longe de Casa PSI - Terapia Online
Por Graziella Ferrari e Lu Barreiros - Longe de Casa PSI

E se precisar de apoio ou orientação, conte conosco: Terapia Online