Outubro Rosa – Preventivos e cuidados morando no exterior
O outubro rosa é uma campanha de atenção aos cuidados e prevenções relacionados ao câncer de mama.
Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos (INCA, 2019).
Quando se mora fora do país, os cuidados com a saúde podem ser distintos e por isso é importante que você se atente a isso mesmo antes de se mudar. Procure realizar avaliações preventivas e de detecção precoce de acordo com os protocolos e necessidades correspondentes a você- idade, hereditariedade, antecedentes de saúde, cuidados com o corpo.
Conhecer seu corpo e os recursos básicos de cuidados ajuda você a dialogar com um profissional de saúde e participar do cuidado com sua saúde. – A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.
- Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.
- Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
- A detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais. O diagnóstico precoce, portanto, é uma estratégia que possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer. (Fonte: www.saude.gov.br)
Se está preocupada com sua saúde de forma a afetá-la emocionalmente, se sente que está sozinha ou precisa dialogar com alguém para cuidar melhor de si, você pode contar com psicólogas especializadas em seu cuidado. Conte conosco: Graziella Ferrari e Lu Barreiros- psicólogas do www.longedecasapsi.com