O sonho de morar em outro país

Muitas pessoas têm o sonho de morar em outro país, e sonhar é muito bom, são os sonhos que nos movimentam, nos fazem arriscar e ir em direção ao desconhecido, mas é bom checar a realidade e adequá-los, pois, se pensarmos que tudo no exterior é melhor, lindo, perfeito, iremos cair das nuvens e nem sempre teremos uma superfície macia para aliviar nossa queda. Todo lugar tem defeitos e dificuldades, como também tem qualidades e facilidades. Viver fora do Brasil pode não ser fácil, uma boa parte das pessoas passa por fases quando vai morar em outro país:

Tudo é lindo: Inicialmente temos o encantamento, parece melhor do que no nosso país. Fazemos muitos passeios, animados com a novidade, vemos as coisas boas do novo país, parecido com quando estamos apaixonados…rs

Questionamentos: Começamos a questionar quase tudo ou tudo, percebemos os defeitos, o atendente que não nos atende gentilmente, faz muito frio, sentimos falta dos amigos, da família, não gostamos da comida.  

Saudades do Brasil: Começamos a pensar que no Brasil talvez estivéssemos melhor, na nossa casa, podendo ligar para amigos na hora em que quisermos, sem termos que esperarmos o fuso horário adequado, comendo nosso arroz com feijão. Nasce um sentimento de solidão, tristeza, falta da segurança nos relacionamentos de amizade. Será melhor voltarmos?

 Adaptação: Começamos a achar bom, já aprendemos os novos hábitos, gostamos de várias coisas desse país, que agora já não é tão novo assim, começamos a nos sentir seguros, entendemos mais os costumes e crenças, o porquê dos comportamentos e aceitamos que vivam de modo diferente do nosso.

Enfim, é importante estarmos abertos ao desconhecido, aprendermos com ele, pararmos a comparação, pois só trará irritação e tristeza, do mesmo jeito que somos diferentes enquanto pessoas, assim também é na cultura. Importante abrirmos espaço para acrescentar o que for bom, deixar de lado o que não é, como já fizemos no nosso país, só que nele já estávamos adaptados. Tentemos julgar menos, aceitemos as diferenças, aprendamos com elas. Viver em outra cultura exige esforço de gostar e aceitar outro jeito de viver.  Nesta fase de quarentena, nossas faltas: da família, amigos, lugares conhecidos acentuam ainda mais nossa insegurança, se estamos vivendo em outro país, mas, mesmo assim, será importante estarmos abertos a novas possibilidades de aprendizado e conquistas

Longe de Casa PSI - Terapia Online
Por Graziella Ferrari e Lu Barreiros - Longe de Casa PSI

E se precisar de apoio ou orientação, conte conosco: Terapia Online